XI FITUIN
A primeira edição do FITUIN - Festival Internacional de Tunas Universitárias de Idanha-a-Nova, realizou-se em 1999, organizado pela AEESGIN. O mais antigo Festival de Tunas do Instituto Politécnico de Castelo Branco é um marco na nossa vila e conta com onze memoráveis anos de sucesso! Além de ser um dos festivais mais importantes da Beira Baixa, o FITUIN reúne todos os antigos estudantes da ESGIN na Vila de Idanha-a-Nova.
A Adufótuna tem o prazer de abrir o festival todos os anos, numa actuação que reúne fundadoras e antigas tunantes.
Este ano, o FITUIN realizou-se nos dias 24 e 25 de Abril.
No dia 24, enquanto algumas tunantes aproveitavam para terminar as suas saias para saltar pandeireta, o resto da tuna recebeu de braços abertos as antigas tunantes, que fazem o possível e o impossível para estarem presentes nas actuações, assim como as tunas a concurso, que foram chegando durante a tarde.
Jantámos na Residência de Estudantes pelas 20h e aproveitámos para matar saudades dos jantares da Adufótuna, onde as caloiras comem de palitos e há sempre muita palhaçada!!
As serenatas começaram à meia noite, em frente à Escola Superior de Gestão, e a noite continuou na discoteca, com a presença de todas as tunas a concurso e extra-concurso.
O dia 25 de Abril começou bem cedinho, com os foguetes e as comemorações do Dia da Liberdade. As tunas reuniram-se à hora de almoço no restaurante "A Esplanada" e o passa calles começou por volta das 15h30.
A Adufótuna aproveitou para participar no passa calles e fazer algumas serenatas pelo caminho, uma delas à D. Antónia, a nossa costureira, a quem temos que agradecer toda a disponibilidade e colaboração.

O festival começou pelas 21h30 no Centro Cultural Raiano, com a actuação da tuna feminina da "casa", a Adufótuna.
Os prémios de Ciganas do Ano foram entregues à Minda e à Andreia, e as tunantes finalistas foram homenageadas com umas t-shirts assinadas por todos os elementos da Adufótuna.
Foi uma noite memorável que esperamos repetir por muitos anos!
Saudds :( e ja se passou um ano :(
ResponderEliminar